Mostrando postagens com marcador Gramática. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gramática. Mostrar todas as postagens

domingo, 13 de janeiro de 2008

Sabes qual a diferença entre ESSE(S), ESTE(S) e AQUELE(S) ou ISSO, ISTO e AQUILO?

"este", "esse" e "aquele", bem como suas flexões(isso, isto e aquilo), indicam a posição dos seres no espaço e relacionam-se às pessoas do discurso.

"Este" indica proximidade de quem fala (primeira pessoa), "esse" indica proximidade do interlocutor (segunda pessoa) e "aquele" assinala distanciamento em relação às duas primeiras pessoas.

Dizemos, por exemplo, "Este livro que eu tenho em mãos é excelente, mas eu já li esse livro que você está lendo".
Caso não esteja perto de nenhuma das duas pessoas, o livro passa a ser determinado pelo pronome "aquele". Assim: "Você já leu aquele livro?".

Agora ficou fácil, não é?

Sabes qual a diferença entre SEU(S)/TEU(S) SUA(S)/TUA(S)?

"Seu(s)/sua(s)" é um pronome possessivo que se refere a algo que pertence a "ele(s)", "ela(s)" ou "você(s)", ou seja, 3ª pessoa.
Exemplo: Ele estava aqui com seu carro. (o carro era do próprio sujeito)

Já o "teu(s)/tua(s)" se refere a algo que pertence a "tu", ou seja, 2ª pessoa.
Exemplo: Esta coisa é tua. (nesse caso, a posse é de quem está sendo dirigida a oração)

Dúvida? Observe a frase:

>Antes de tudo, você que está no texto como sendo LEITOR(A), certo?

LEITOR(A), a Creusa saiu de sua casa em seu carro com o seu namorado e, depois de passear no shopping, voltaram para sua casa.

Agora veja LEITOR(A), a Creusa saiu de tua casa em teu carro com o teu namorado e, depois de passear no shopping, voltaram para a tua casa.

E aí, entendeu?